Deus fala conosco (Confie)



Duração: 
Em média 20 minutos (pois já faz parte da ministração)
Material: 
10 palavras ou frases de versículos que deem MOTIVAÇÃO (Busque no Google).

Desenvolvimento: 
Assim como aquela brincadeira de "amigo oculto", escreva as palavras ou frases em um pedaço de papel qualquer, dobre-as e as coloque dentro de uma caixa ou qualquer recipiente, peça para que cada um pegue um papel, mas que os pegue confiante, não somente por pegar.
Assim que cada um tiver pego, fale como escolheu as palavras (mas não diga o seu significado ainda). Agora peça para que cada um abra e leia para si o que esta escrito, neste momento avalie o comportamento de cada um ao ler, isso será muito importante para o desenvolvimento. Feito isso, diga para que eles leiam em voz alta,  e diga para eles que é assim que Deus faz, Ele fala conosco no meio da sua simplicidade, através de um letreiro de carro, de um letreiro de caminhão, de um louvor, de uma frase, qualquer coisa, quando Deus quer falar conosco, Ele fala de qualquer forma, o que precisamos ter é confiança e intimidade para ouvir o Teu falar. Precisamos confiar  e conhecer o Deus que servimos.
E assim comece a ministrar sobre os seus sonhos, motivações, e que eles nunca esqueçam do Deus que servimos, um Deus que é especialista em casos impossíveis, e que não há um sonho que possa ser frustrado se Deus estiver no centro Dele.

Moral: 
Mostrar para eles que o Deus que servimos é maior de que qualquer obstáculo, dificuldades ou pessoas que tentam nos colocar para baixo, pois para Deus não haverá impossíveis para aqueles que Nele creem!

Enviado pela leitora Caroline Lima.

Você não pode agradar a Deus e o mundo


Número de participantes:
Indeterminado desde que seja um n* par (você vão entender porquê).

Tempo: 10-15 min. 
(Depende do n* de participantes).

Material: 
Um recipiente pequeno vazio e um recipiente pequeno com feijões (30/40).

Desenvolvimento: 
Separe os participantes em pares. Um deles somente irá contar os feijões na mão de seu par. O outro participante vai cantar uma música (ex: faz um milagre em mim; sonda-me; a alegria etc...) e ao mesmo tempo terá que contar os feijões (vai contar no pensamento, óbvio). Ele tirará feijão por feijão de um recipiente para o outro (ou na mão). A idéia é que ele se perca na contagem dos feijões e o seu par que estará contando junto (no pensamento também) revele no fim o número exato dos feijões.

Moral: 
Você não pode agradar a Deus (música) e ao mundo (feijões) ou você faz um, ou o outro, senão você vai se perder na caminhada com Cristo.


Enviado pela leitora Jeovanna Garcia.

Dinâmica: Não seja egoista





Material: 
Um brigadeiro (aqueles de panela) em um prato de vidro. Colheres.

Desenvolvimento:
Formem um circulo. Coloca o prato de brigadeiro no centro da roda, dê uma colher para cada um dos presentes e diz que todos poderão comer dele desde que só usassem um braço e era proibido que dobrassem o cotovelo. Com isso, eles serão forçados a inventar uma forma. É esperado que descubram sozinhos uma forma e combinem com outra pessoa de comer o brigadeiro dela e oferecer o seu. No vídeo acima é possível entender melhor a dinâmica. Se forem crianças, é interessante mostrar esse vídeo ao final da dinâmica.

Moral:
A moral da história fala sobre o mal do egoísmo, que olhar pro próximo é vida; e que sempre precisamos uns dos outros; aqueles que tentarem comer sozinhos, sem a humildade de receber ajuda do próximo, não conseguirão...

Enviado pelo leitor Kayo Henrique.

Dinâmica: Não Jogue seus sonhos fora


Material: 
Papéis e canetas.


Preparação:
Dê um papel e uma caneta para todos os participantes da célula. Peça a eles para pensar e escrever o sonho deles, o que eles mais desejam alcançar. Quais alvos desejam atingir, peça que escreva. Você pode dizer que ninguém vai ler o que está no papel para a pessoa ficar mais a vontade. E vai ministrando em cima disso para ajudá-los a escrever. Marque um tempo para eles escreverem. Enquanto isso posicione um cesto de lixo, ou pode ser qualquer cesto qualquer.
Quando terminar o tempo, ou quando todos já terminaram. Lembre-se de dar uma palavra incentivando a correr atras do sonhos, coisa do tipo: "E lembre que o inimigo pode armar muitas armadilhas para vocês caírem e desistir dos teus sonhos, mas você pode vencer se ouvir a voz de Deus."

Nesse momento você pode dizer assim: "Era isso que eu queria trazer para vocês hoje, pode amassar e rasgar o papel se quiser e jogar aqui nesse cesto de lixo." E passa com o cesto de lixo para certificar que todos joguem fora. Caso alguém não queira tente insistir de alguma forma.

Então você finaliza perguntando o que fizeram. Por que jogaram seus sonhos no lixo?
Vão ter varias respostas. Uma muito interessante que eu aproveitei foi:
- Joguei fora porque você mandou jogar.

Moral:
Então, você pode mostrar que é isso que o inimigo quer que você faça. Ele diz isso o tempo todo, através da midia, através dos desejos deste mundo. Se dermos atenção "as vozes do inimigo" estaremos jogando nosso sonho no lixo.

Pode acrescentar que muitas pessoas não acredita que você pode alcançar o seu sonho. Dizem ser besteira. Dizem que você não nasceu com dom para tal coisa. Estão querendo que você jogue seu sonho no lixo, as vezes as pessoas fazem isso achando estar protegendo a pessoa.

Não Joguem o seu sonho no Lixo. Deus diz que você é vitorioso.

Enviado por Jackson José.

Dinamica: Nós temos valor


Material:
Um objeto qualquer de sua preferencia.

Preparação:
Pegue seu objeto e passe para todos os membros, cada um deve dizer que preço ele acha que e esse objeto vale, após todos falarem você diz o preço real.

Moral: O ser humano não dá o devido valor aos objetos alheios,  porem tudo que existe tem o seu valor, como eu e você! Temos o nosso valor, que foi pago por um preço tão alto que não imaginamos a grandeza dele,  alguém chamado jesus deu um preço de sangue por nós.



Enviado por Alliny e nalva